DIVULGAÇÃO

sexta-feira, 2 de abril de 2010

GEOGRAFIA BÍBLICA

Dilúvio: Parcial ou Universal? (01)





Este é um assunto que desperta vários debates entre estudiosos da Bíblia: "O dilúvio registrado na Bíblia foi parcial ou universal?" Gostaria de meditar com vocês alguns pontos de discordância entre os que são favoráveis a teoria de ser parcial e aos de que o dilúvio fora universal.

Porém antes de meditarmos sobre tal assunto, propus uma enquete com o tema em questão e apenas um voto foi computado para o dilúvio parcial.


Segue abaixo os argumentos:

1) Argumentos em Prol do dilúvio Universal

a) A linguagem dos capítulos sexto a nono de Gênesis refere-se a um dilúvio de dimensões universais. Todos os picos dos montes foram cobertos pelas águas, tendo havido a destruição absoluta de todos os seres vivos terrestres, excetuando-se os que estavam na arca (e, naturalmente, excetuando-se a vida marinha em geral).

b) A universalidade das narrativas sobre o dilúvio mostra que o dilúvio chegou a todos lugares.

c) Há uma distribuição mundial dos depósitos aluviais do dilúvio.

d) Houve a súbita destruição dos mamutes peludos do Alasca e da Sibéria, na hipótese de que eles foram mortos afogados, e não por congelamento.

e) A diminuição das espécies animais. Poucas espécies restam agora, em comparação com o que se via na antiguidade. Isso supõe que Noé não abrigou na arca todas as espécies possíveis, mas apenas na representativas de cada espécie; ou, então, que muitas dessas espécies extinguiram-se apósterem sido soltas da arca.


O Dilúvio




A história e geografia bíblica do Gênesis é dividida em duas partes, são elas:



· O período antediluviano;


· O período pós-diluviano.




Período Antediluviano



A origem do homem conforme nos relata a Bíblia sagrada nos aponta para a região da Mesopotâmia (Entre Rios), região esta onde se localiza o Iraque.



Também conhecida como a região do Sinear (Gn 10.10; 11.2) ou Sinar (Gn 14.1,9) é um dos principais campos de estudos dos arqueólogos.



Existem duas fontes principais de estudo no período antediluviano, são elas:


· No livro de Gênesis capítulo 4 onde há relatos de que alguns homens desenvolvem aptidões para algumas ocupações, tais como: criação de gado, ferraria e manufatura de instrumentos musicais, de sopro e de cordas.


· Nas escavações realizadas entre os anos 1929 e 1933 em Ur-naamu feitas pelo inglês Sir Leonardo Wooley onde descobriu restos arqueológicos da época do dilúvio.









Período Pós-diluviano












Nos montes Ararates (figura ao lado), onde hoje está localizado ao extremo nordeste do território da Turquia, a cerca de 5.500 metros, foi onde a arca construída por Noé descansou, bem distante de onde havia iniciado sua jornada (cerca de 800km).



 É neste território que se tem início o repovoamento do mundo através da descendência de Noé. No capítulo 10 de Gênesis traça-nos a genealogia das nações.

Abaixo segue a origem destas nações:

a) JAFÉ – Gn 10.2-5
· Gômer: Celtas e Cimbros (franceses / ingleses/ alemães / dinamarqueses)
· Magogue: Russos e Citas (Antigos países da URSS)
· Medal: Medos e Persas (iraniano)
· Javã: Gregos
· Tubal: Russos (Proximidades do Azerbaijão)
· Meseque: Russos
· Tiras: Trácios (bulgaros)

b) Cão (Cã ou Cam) – Gn 10.6-20
· Cuxe: Etíopes (Sudaneses)
· Mizraim: Egípcios
· Pute: Líbios
· Canaã: Cananeus (Israelenses e Palestinos)

c) SEM – Gn 10.21-31
· Elão: Elamitas (Iranianos)
· Assur: Assírios (Iraquianos)
· Arfaxade: Caldeus (Iraquianos e kwaitianos)
· Lude: Lídia (Turcos)
· Arã: Sírios ou arameus (Sírios) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário